Objetivo

Promover a reflexão sobre as soluções mais adequadas aos desafios da inovação e da sustentabilidade das cidades e distritos de inovação. O tema do evento trata das METÁPOLIS, que considera a grande complexidade e paradoxo das cidades, que vai além do entendimento de “território” como um suporte das atividades e construções humanas. 

 

As METÁPOLIS são cidades de articulação global, internacionalizadas, conectadas em rede e aptas para evoluir em paralelo com outros centros urbanos com os quais se encontram articuladas. Ao mesmo tempo, esta cidade precisa conviver com uma diversidade de identidades múltiplas e heterogêneas conformadas por coletivos de arte, ONGs, associações de bairro, estudantes de formação variada, grupos organizados de arquitetos, designers, jornalistas, ativistas e usuários comuns (GAUSA, M. et al. 2003).

 

O evento pretende estimular a proposta de diretrizes que possam orientar a transformação da capital e demais cidades do Estado do Rio de Janeiro em Smart Cities a partir da criação de distritos de inovação, estimulando o empreendedorismo local e transformando-as em polos de atração de empresas inovadoras.