Painel 4

O papel da indústria 4.0 no Bem Estar tem o objetivo de provocar no público em geral, reflexões sobre suas implicações nas cidades além do território. É um módulo com diferentes temas e experiências nas METÁPOLIS. Com este objetivo, foram selecionados quatro painelistas:
Agberto Guimarães (Diretor Executivo da AG Sports
Agberto foi medalhista olímpico 800m Bronze (1985), Medalha de Ouro - Jogos PanAmericanos de Caracas - 800 e 1500m e Medalha de Prata (4X400 m) além de muitas outras medalhas. Formado em Educação Física pela Brigham Young University Provo – Utah. Diretor Corporativo do COMITÊ ORGANIZADOR DA COPA DO MUNDO FIFA SUB 17 – 2019. Diretor de Operações do COMITÊ ORGANIZADOR DA COPA AMÉRICA 2019 - 2018 a 2019. Diretor Executivo de Esportes do COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO - 2016 a 2017. Diretor Executivo de Esportes e Integração Paralímpica do COMITÊ ORGANIZADOR DOS JOGOS RIO 2016 Olímpicos e Paralímpicos - 2009 a 2016. Ele hoje se preocupa não só com o esporte de alto desempenho, mas como melhorar a saúde e o bem estar das pessoas.

Krissya Leite Tigani (Gerente de inovação Instituto D’Or)


O Instituto D’Or de Saúde Pública é um braço social da Rede D’Or São Luiz que oferece a sua experiência em gestão hospitalar, reunindo as melhores equipes, estrutura, qualidade e humanização do atendimento a instituições da área de saúde. O instituto D’Or de pesquisa e ensino, tem se preocupado com a exaustão, ansiedade e descontentamento nos ambientes de trabalho, essas sensações podem ser indicadores alarmantes para um problema de saúde. Krissya possui 8 anos de experiência na implementação de estratégia, cultura e processo de inovação em grandes empresas do setor de saúde como Roche, UnitedHealth Group e Sulamérica. Ela é mestranda em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP e cursa atualmente o Programa de Especialização Profissional em Inovação e Empreendedorismo de Stanford.


Alexandre Goldfeld Cardeman - Coordenador de inovação, pesquisa e desenvolvimento do Centro de Operações Rio.


Este você conhece tudo. É analista de Sistemas, pós-graduado em Tecnologias de Rede pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e em Gestão de Políticas Públicas pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ e curso de formação executiva em Sustentabilidade de Cidades inteligentes na Universidade Internacional Menéndez Pelayo em Santander / Espanha. Ele foi chefe executivo do Centro de Operações Rio de jan 2017 a agosto de 2017 e de agosto de 2018 a dez 2020. Participou da elaboração do Plano Nacional de Segurança Pública desenvolvido pelo Diretoria de Operações da SENASP vinculada ao ministério da justiça.


Ramiro Nilson (Gerente do SAE – Serviço de águas e esgoto da cidade de Pedra Branca/SC).


A SAE desponta num cenário de inovação que contribui para a qualidade de vida na Cidade Criativa Pedra Branca. O foco principal do SAE está fundamentado na gestão da água e esgoto. As edificações contam com captação de água da chuva e reuso, aproveitamento da energia solar para aquecimento de água ou fotovoltaica e na utilização de residuários, com separação de recicláveis, orgânicos e rejeito. A gestão eficiente do sistema de distribuição de água, com índice de perdas abaixo de 10%, e a gestão eficiente do sistema de esgoto, com redes coletoras que atendem 100% das construções do bairro constituem ações dentro de um protocolo de práticas modernas de urbanismo. Assim como a adoção de luminárias LED para a iluminação pública, que garantem uma economia de 50% em energia. Além disso, a gestão de PEVs - postos de entrega voluntária de recicláveis (vidros, metal, papel, plástico), disponíveis a todos moradores, e as hortas orgânicas no bairro também constituem elementos de trabalho do SAE Pedra Branca, que contribuem no desenvolvimento do bairro economicamente ativo, misto e aberto.