Painel 2

Distritos de Inovação: Uma tendência, tem o objetivo de provocar no público as reflexões da cidade além do território. É o módulo de diferentes visões e experiências dos distritos de inovação nas METÁPOLIS para o público em geral. Com este objetivo, foram selecionados quatro painelistas:

Eduardo Moreira da Costa é Professor do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento e diretor do laboratório acadêmico LabCHIS (Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis) na UFSC


Autor do livro Global E-commerce Strategies for Small Businesses (MIT Press, 2001), escreveu o capítulo de referência mundial sobre “Humane Smart Cities”, publicado no The Oxford Book on Interdisciplinarity (2017) e Humane and Sustainable Smart Cities: a roadmap to transform your city post-pandemic 2020/21 (Editora Elsevier, Londres, 2020). Foi diretor da FINEP e do CNPq.


José Alberto Sampaio Aranha é Assessor da Vice Reitoria Desenvolvimento da PUC-Rio e conselheiro e ex presidente da ANPROTEC.


Participa dos conselhos; administrativo da Rio Negócios, estratégico da Casa FIRJAN, curador da ABDAN, do Instituto Rio Metrópole e participa da Câmara de Tecnologia da ALERJ. Foi fundador e diretor do Instituto Gênesis da PUC-Rio, diretor da REDETEC, membro do Conselho do; Instituto ENDEAVOR, Instituto Educacional da B3, BRAIN Ventures e fundo PRIMATEC. Escreveu o livro INTERFACES: a chave para compreender as pessoas e suas relações em um ambiente de inovação pela editora Saraiva. Trabalha com planejamento de: cidades, redes, ambientes de inovação e Startups.


Ghissia Hauser é arquiteta, doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em Desenvolvimento Econômico e Social pela Université Paris.


Atuou como Secretária Adjunta de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Sul, Supervisora de Desenvolvimento Tecnológico na Prefeitura de Porto Alegre e Gerente do Porto Alegre Tecnópole. Desenvolveu estudos sobre ambientes urbanos de inovação no IV Distrito de Porto Alegre. Atualmente é professora do mestrado em Inovação da Foreign Trade University do Vietnam, a convite da Universidade de Nantes, França, e atua na Diretoria de Incentivo ao Desenvolvimento da Fundação de Planejamento Metropolitano e Regional de Porto Alegre e é pesquisadora em Planejamento Urbano da METROPLAN.


Francilene Procópio Garcia, professora do Departamento de Sistemas e Computação da Universidade Federal de Campina Grande


Franciele foi pesquisadora visitante por quatro anos na Tsinghua University, Beijing, China. Foi presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para assuntos de C, T &I - CONSECTI (2015-2018) e Conselheira do Conselho de Ciência e Tecnologia da FINEP e do CGI.br (2015-2018). Atuou como Diretora Geral da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (2007-2016), foi Presidente da ANPROTEC (2012-2015) e Conselheira do CDN/SEBRAE (2012 até a presente data).  Atua ainda na gestão e de programas de CT&I, com ênfase em: gestão do impacto da TI em sistemas produtivos, planejamento e gestão de empreendimentos inovadores, e planejamento e avaliação de políticas públicas em CT&I.