Painel 1

Metápolis: a cidade além do território, tem o objetivo de provocar no público nas reflexões da cidade além do território. É o módulo de abertura e de conceitualização das METÁPOLIS para o público em geral. Com este objetivo, foram selecionados quatro painelistas:

O Prof. Mariano de Matos Macedo (Docente do Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano da UFPR)


O Prof. Mariano fez uma pesquisa sobre as METÁPOLIS (ele está publicando o trabalho “Padrões de desenvolvimento e transformações urbanas: referencial teórico e estudos de casos”. Foi Diretor de Políticas Sociais do IPEA, Diretor Presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná - TECPAR e do IPARDES.

 

Thomaz Assumpção (CEO e Sócio Fundador da Urban Systems).


Formado em Engenharia pela FEI e com especialização na Strathclide University (Glasgow) e Marketing – UCLA - University of California. Fundou a URBAN SYSTEM em 1999 consultoria em inteligência de mercado especializada no desenvolvimento de estudos e análise de risco para produtos imobiliários, urbanos e de cidades. Ele é responsável pela elaboração de vários indicadores de cidades no país e publica o ranking das melhores cidades do Brasil.


Washington Fajardo (Secretário de Planejamento Urbano da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro)


Possui vasta experiência prática nos setores público e privado, trabalhando com espaço público, regeneração urbana e patrimônio cultural utilizando projeto arquitetônico e urbano para melhorar áreas urbanas, formais ou informais. É o atual Presidente do Instituto do Patrimônio Mundial do Rio e Conselheiro Especial do Prefeito Eduardo Paes para Questões Urbanas. Fajardo aborda defende que há uma grande mudança em andamento em todo o mundo, na qual a arquitetura deve permitir que as pessoas interajam em um ambiente urbano que integre essa vitalidade ao planejamento arquitetônico e vice-versa. A arquitetura não é um fim em si mesma, mas sim um processo de conectar pessoas, natureza, cultura e até mesmo o simbólico.

 

Josep Miquel Piqué (Presidente do La Salle Technova Innovation Park em Barcelona)


Amplamente reconhecido no mundo por ter orientado as ações de planejamento e desenvolvimento local em Barcelona, Medelín, Florianópolis, Porto Alegre e está, no momento, orientando a cidade de Maricá.