Personagens

  • A-
  • A
  • A+
Salvar como PDF

Existem duas categorias de usuários: os Colaboradores e os Gestores.


Os colaboradores são usuários leitores do sistema, identificados por um sistema de login (manual ou automático). Eles leem conteúdos tipo matérias, galeria de fotos, vídeos, calendário e podem comentar conteúdos e participar de grupos de trabalho.


Os gestores são usuários gestores do sistema. Publicam conteúdo de matérias, criam enquetes, galerias de fotos, vídeos, eventos, realizam a gestão dos comentários e análise dos relatórios do sistema.


O Publique! trabalha com os conceitos de usuário e personagem:

  • Usuário: pessoa cadastrada no sistema, com login e senha individuais. 
  • Personagem: papel que o usuário desempenha no fluxo de trabalho da categoria Gestores.

Os personagens podem ser: administrador, editor chefe, editor de seção, autor ou designer. Um usuário pode atuar como um ou mais personagens.


As funções dos personagens 

Administrador – cria e gerencia o cadastro dos outros usuários (editor chefe, editor de seção, autor e/ou designer). É ele quem define quais personagens cada um dos demais usuários pode assumir. Além disso, o administrador também pode importar e exportar banco de dados, assim como gerenciar componentes. Por questões técnicas, o administrador também é automaticamente cadastrado como autor.


Editor chefe – cria e organiza as seções do site, além de determinar o editor responsável por cada uma delas. É também responsável pelo gerenciamento de palavras-chave. Por uma questão de hierarquia, o editor chefe pode realizar todas as tarefas exercidas pelo editor de seção.


Editor de seção – aprova as matérias escritas pelos autores para as seções pelas quais ele é o responsável, segundo determinação do editor chefe. Por questões de hierarquia, os editores de seção também podem exercer as funções dos autores.


Autor – cria as matérias e as envia ao editor de seção, para aprovação. Ele é responsável por gerar conteúdo para o site.


Designer – define e altera as características visuais do site, por meio de comandos da interface e de programação no Publique!.



Atenção! Com exceção do administrador, os usuários supracitados somente poderão acessar os componentes, podendo, desta forma, navegar por eles. 


Os tipos de personagens e o número máximo de usuários a serem habilitados para operar o sistema dependem da licença adquirida. Isso significa que você pode ter tanto um sistema com apenas um usuário, que assume o papel de diversos personagens, ou com um grande número de usuários, cada qual assumindo funções diferentes.

Avaliação: